Como tem vindo a ser descrito neste blogue, a metodologia ABP é inovadora, mas mais importante que a sua inovação é uma metodologia centrada nos alunos que utilizam gatilhos para despoletar problemas que vão ao encontro dos seus objetivos de aprendizagem, desenvolvendo assim o conhecimento e o pensamento critico.
Torna-se assim fundamental perceber como se constrói problemas com qualidade, uma vez que estes são aqueles que desenvolvem a aprendizagem dos alunos.
No entanto, para desenvolver um problema é necessário incentivar os alunos a definir a noção de “problema” dessa maneira mais ampla. Assim:
Espero que estes post ajude a sintetizar a forma como se deve criar os problemas e de que forma estes devem ser criados. Espero que gostem.
Bibliografia:
Barrett, T., Cashman, D., & Moore, S. (2010). Designing Problems and Triggers in Different Media - Challenging All Students. Em T. Barrett, New Approaches to Problem-based Learning (pp. 18-35). New York: Routledge.
Um ótimo post! Realmente para o ABP ter sucesso é necessário que os problemas sejam bem construídos porque se não podemos ter um efeito contrário a aquele que pretendemos! Gosto muito dos esquemas que criaste! Simples, mas informativos!
ResponderEliminarA tentativa foi a criação de esquemas que no futuro pudessem ser usados nas aulas para explicar o conceito de forma apelativa.
ResponderEliminarObrigado
OK Diogo, a mensagem principal está lá, e por isso a utilidade do post.
ResponderEliminar