Apresentação pessoal e expectativas com a unidade curricular

Fotografia tirada em Recife, Pernambuco. Fev/2022.
Representa um pouco do crescer no Brasil
e os conhecimentos espontâneos da Geografia.

Meu nome é Joana Leme e tenho 36 anos. Nasci em Santo André, no estado de São Paulo no Brasil. Vivo em Portugal há quase 10 anos, onde tive uma filha que já tem 6 anos. 

Sou formada em Geografia no Brasil. Neste curso tive a oportunidade de estudar o ensino da geografia e também de fazer um estágio numa escola pública na periferia da cidade de São Paulo, onde observei o ensino regular e também para jovens e adultos. 

Já em Portugal fiz pós-graduação em Gestão e Ordenamento do Território, na FCSH. Agora em 2022 inscrevi-me no curso de Mestrado de Ensino em Geografia na Universidade de Lisboa, pois acredito que é a atividade profissional com a qual mais me identifico. 

Na minha experiência como aluna e depois como estudante de ensino em geografia notei que as escolas, ao homogeneizar um método de ensino, acabam por torna-se pouco estimulante para o aluno. Este método entra em maior contradição quando a sociedade está a sofrer enormes mudanças. O acesso ao conhecimento é muito maior, o mercado de trabalho é muito distinto e mais dinâmico do que no séc. XX e também a sociedade nos apresenta novos problemas que caberá aos alunos de hoje conseguirem responder. 



Por isso, conhecer e aplicar metodologias de ensino que pensem e incorporem essa nova realidade é o grande desafio para os novos educadores. 

 Espero com o Mestrado de Ensino em Geografia aprender mais sobre a prática do ensino em Portugal e principalmente conhecer e refletir sobre novas metodologias para trabalhar com os alunos. Acredito que a unidade curricular “Aprendizagem Baseada em Problemas” vai ser fundamental para esse aprendizado, uma vez que está voltada para o aluno e para processo de aprendizagem, incentiva o trabalho em grupo e confronta os alunos com problemas do mundo real. A metodologia ABP tem como objetivo o desenvolvimento de competências nos alunos que serão fundamentais para a sociedade do futuro. Pretendo com esta UC familiarizar-me com a metodologia, que até então era desconhecida para mim, e poder estar apta para desenvolvê-la durante a minha vida profissional como professora. 


Autora da publicação: Joana Leme, nº 24600.  

 







Comentários

  1. Olá Joana!
    Espero que a unidade curricular de ABP vá ao encontro das suas expectativas. No entanto, não tenho dúvidas que se investir na UC esta lhe trará ensinamentos que serão muito úteis no seu futuro profissional, caso decida enveredar pelas metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

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    1. Olá Professor, já sinto que a UC tem ajudado bastante na compreensão de novas metodologias de ensino, o que tem gerado um grande interesse pelos conteúdos relacionados com a UC.

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  2. Olá Joana! Gostei de conhecer um pouco mais sobre ti através desta apresentação.

    Concordo com o que disseste sobre o ensino nas escolas serem pouco estimulantes e partilhava contigo algumas das expetativas para ABP.

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