Fonte: Ferreira Paiva, M. R., Feijão Parente, J. R., Rocha Brandão, I., & Bomfim Queiroz, A. H. (2017). |
No texto “Os princípios das metodologias ativas de ensino:
uma abordagem teórica” (2017) encontramos uma excelente sistematização dos
princípios que balizam a metodologia ativa de ensino.
As autoras explicam os 7 princípios basilares para uma
metodologia ativa de ensino, apresentados no mapa acima.
- Foco no aluno: Diferente das metodologias tradicionais,
onde o processo é focado no professor, o aluno é o centro do processo de
aprendizagem. O foco é que o aluno tenha uma participação ativa e efetiva.
- Autonomia: Desenvolver a autonomia do aluno é o segundo princípio
de uma metodologia ativa, sendo que o papel do professor é contribuir para este
objetivo.
- Problematização da realidade e reflexão: Para as autoras
são dois princípios que caminham lado a lado. Problematizar exige analisar a realidade
como forma de tomar consciência dela. O professor deve incentivar o desejo de
aprender do aluno, através da problematização dos conteúdos.
- Trabalho em equipa: as metodologias ativas favorecem a
interação entre os estudantes. Desenvolvendo a capacidade de debater e de
respeitar e refletir a opinião do outro.
- Inovação: para superar o modelo de ensino tradicional é
preciso valorizar a inovação em sala de aula, com a renovação e invenção de
novas metodologias.
- Professor como mediador, facilitador, ativador: sendo que
o processo está centrado no aluno, o papel do professor deve ser repensado. O
professor não deve cumprir o papel de quem apenas transfere conteúdos, mas sim
de provocar e desafiar, promovendo as condições para a reflexão, a crítica, a compreensão
e a transformação. Ao mesmo tempo em que
deve também pensar constantemente a sua própria prática.
Para além da aprendizagem baseada em problemas, existem
outras metodologias de ensino que podem ser consideradas ativas: metodologia
baseada em projetos; estudos de caso; aprendizagem em pares ou times; jogos; debates
em sala de aula; entre outros…
Referência:
Ferreira Paiva, M. R., Feijão Parente, J. R., Rocha Brandão, I., & Bomfim Queiroz, A. H. (2017). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 15(2)
Autora da publicação: Joana Leme, nº 24600.
Comentários
Enviar um comentário