Princípios das metodologias ativas de ensino

 

Fonte: Ferreira Paiva, M. R., Feijão Parente, J. R., Rocha Brandão, I., & Bomfim Queiroz, A. H. (2017).

No texto “Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica” (2017) encontramos uma excelente sistematização dos princípios que balizam a metodologia ativa de ensino.

As autoras explicam os 7 princípios basilares para uma metodologia ativa de ensino, apresentados no mapa acima.

- Foco no aluno: Diferente das metodologias tradicionais, onde o processo é focado no professor, o aluno é o centro do processo de aprendizagem. O foco é que o aluno tenha uma participação ativa e efetiva.

- Autonomia: Desenvolver a autonomia do aluno é o segundo princípio de uma metodologia ativa, sendo que o papel do professor é contribuir para este objetivo.

- Problematização da realidade e reflexão: Para as autoras são dois princípios que caminham lado a lado. Problematizar exige analisar a realidade como forma de tomar consciência dela. O professor deve incentivar o desejo de aprender do aluno, através da problematização dos conteúdos.

- Trabalho em equipa: as metodologias ativas favorecem a interação entre os estudantes. Desenvolvendo a capacidade de debater e de respeitar e refletir a opinião do outro.

- Inovação: para superar o modelo de ensino tradicional é preciso valorizar a inovação em sala de aula, com a renovação e invenção de novas metodologias.

- Professor como mediador, facilitador, ativador: sendo que o processo está centrado no aluno, o papel do professor deve ser repensado. O professor não deve cumprir o papel de quem apenas transfere conteúdos, mas sim de provocar e desafiar, promovendo as condições para a reflexão, a crítica, a compreensão e a transformação.  Ao mesmo tempo em que deve também pensar constantemente a sua própria prática.

Para além da aprendizagem baseada em problemas, existem outras metodologias de ensino que podem ser consideradas ativas: metodologia baseada em projetos; estudos de caso; aprendizagem em pares ou times; jogos; debates em sala de aula; entre outros… 


Referência: 

Ferreira Paiva, M. R., Feijão Parente, J. R., Rocha Brandão, I., & Bomfim Queiroz, A. H. (2017). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 15(2)


Autora da publicação: Joana Leme, nº 24600.  



Comentários