A integração curricular e a Aprendizagem Baseada em Problemas

 

O mundo apresenta-se de forma integrada, onde os problemas da vida real aparecem entrelaçando as diferentes áreas de conhecimento que são desenvolvidas em ambiente escolar. Por este motivo, Helmane e Briška (2017) defendem que o ensino integrado permite um melhor envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de temas que podem partir das suas preocupações. 

O processo de integração das disciplinas pode ter diferentes níveis. A metodologia multidisciplinar desenvolve um tema em comum entre as várias disciplinas, mas o trabalho dos conteúdos é feito separadamente. A interdisciplinar encontra pontos de contacto entre as aprendizagens de duas ou mais disciplinas, podendo a partir daí desenvolver-se um trabalho comum. Já na metodologia transdisciplinar, as disciplinas estão tão integradas que já não aparecem perante os alunos como conteúdos separados, parte-se de um tema que surge do mundo real e desenvolve-se a pesquisa e o estudo que integram diferentes áreas (Helmane & Briška, 2017).

Neste marco que se enquadra uma grande mais-valia da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). Ao partir de um problema do mundo real, permite aos alunos não só atribuírem um verdadeiro significado ao tema em estudo, bem como usufruírem da oportunidade de articularem as várias disciplinas que na escola se aprende de maneira separada, mas no mundo encontram-se combinadas.

A integração curricular em ABP coloca a necessidade de participação de professores de distintas áreas de conhecimento para a construção de um problema, formando assim um team teaching. Diferente de alguns projetos executados de maneira extracurricular o conceito de team teaching é um ambiente de ensino no qual os conteúdos curriculares são trabalhados por diversos professores simultaneamente (Lopes, Filho & Alves, 2019).

Assim, a situação problema é o centro da organização do currículo onde no processo de investigação para resolução do problema os alunos de maneira pró-ativa vão entrar em contacto com os conteúdos de diferentes disciplinas. Por isso, saber criar um cenário motivante é parte fundamental da metodologia ABP, para que os alunos sintam-se impelidos à de maneira autónoma e coletiva investigar a resolução do problema identificado.

 

Referências: 

Helmane, I., & Briška, I. (2017). What is developing integrated or interdisciplinary or multidisciplinary or transdisciplinary education in school? Signum Temporis, 9(1), 7-15.

Lopes, R. M., Filho, M. V. S., & Alves, N. G. (2019). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki.


Autora da publicação: Joana Leme, nº 24600.  


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