O mundo apresenta-se de forma integrada, onde os
problemas da vida real aparecem entrelaçando as diferentes áreas de
conhecimento que são desenvolvidas em ambiente escolar. Por este motivo,
Helmane e Briška (2017) defendem que o ensino integrado permite um melhor
envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de temas que podem partir das suas
preocupações.
O processo de integração das disciplinas pode ter
diferentes níveis. A metodologia multidisciplinar desenvolve um tema em comum
entre as várias disciplinas, mas o trabalho dos conteúdos é feito
separadamente. A interdisciplinar encontra pontos de contacto entre as
aprendizagens de duas ou mais disciplinas, podendo a partir daí desenvolver-se
um trabalho comum. Já na metodologia transdisciplinar, as disciplinas estão tão
integradas que já não aparecem perante os alunos como conteúdos separados, parte-se
de um tema que surge do mundo real e desenvolve-se a pesquisa e o estudo que
integram diferentes áreas (Helmane & Briška, 2017).
Neste marco que se enquadra uma grande mais-valia da Aprendizagem
Baseada em Problema (ABP). Ao partir
de um problema do mundo real, permite aos alunos não só atribuírem um
verdadeiro significado ao tema em estudo, bem como usufruírem da oportunidade
de articularem as várias disciplinas que na escola se aprende de maneira
separada, mas no mundo encontram-se combinadas.
A integração curricular em ABP coloca a necessidade de participação
de professores de distintas áreas de conhecimento para a construção de um
problema, formando assim um team teaching. Diferente de alguns projetos
executados de maneira extracurricular o conceito de team teaching é um ambiente
de ensino no qual os conteúdos curriculares são trabalhados por diversos
professores simultaneamente (Lopes, Filho & Alves, 2019).
Assim, a situação problema é o centro da organização do
currículo onde no processo de investigação para resolução do problema os alunos
de maneira pró-ativa vão entrar em contacto com os conteúdos de diferentes
disciplinas. Por isso, saber criar um cenário motivante é parte fundamental da
metodologia ABP, para que os alunos sintam-se impelidos à de maneira autónoma e
coletiva investigar a resolução do problema identificado.
Referências:
Lopes, R. M., Filho, M. V. S., & Alves, N. G. (2019). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki.
Autora da publicação: Joana Leme, nº 24600.
Gostei do teu post, a bibliografia que utilizaste pareceu me pertinente, obrigado
ResponderEliminarOlá Eduardo, obrigada!
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