O meu nome é Diogo Miranda, tenho 31 anos e sou de Estarreja, distrito de Aveiro.
Estou a viver no distrito de
Lisboa desde 2018, pois vim trabalhar para o Instituto de Socorros a Náufragos,
para Cascais, e por cá fiquei.
Com o passar do tempo percebi que
na área do salvamento marítimo, apesar de proporcionar atos altruísta para com
o próximo, também havia muitos dias monótonos (neste caso, ainda bem), pelo que
já andava a pensar há algum tempo em voltar a estudar. Tinha concluído o
mestrado de ensino de educação física nos ensinos básicos e secundário, gosto
do ambiente escolar, gosto do contacto com os alunos e estava a precisar de um
novo desafio. Foi então que chegou a pandemia e tomei a decisão de me inscrever
na licenciatura em geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do
Território.
Chegando a esta, tendo ingressado
no mestrado em ensino de geografia, tenho novamente a esperança de entrar numa
escola e ser professor, sonhando poder fazer a diferença na vida dos (alguns)
alunos, contribuindo para o seu sucesso e ajudá-los a perceber a importância da
geografia no mundo atual.
No que diz respeito à seleção da
unidade curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) confesso que me
despertou a curiosidade por querer entender como se poderia aplicar esta metodologia
de ensino à disciplina de Geografia, parecendo-me que será potenciadora de
aumentar a motivação nos alunos e e despertar-lhes o interesse nos conteúdos permitindo que cada um tenha “voz”, recorrendo à
criatividade, originalidade e espirito critico, sendo que considero que estes são aspetos fundamentais a valorizar no
mercado de trabalho nos dias de hoje.
Assim, ABP pode ser definida de
várias formas, segundo Barrows & Tamblyn (1980) e Barrows (1986) ABP é um
método de aprendizagem que utiliza problemas para que o aluno adquira novos
conhecimentos. Assim, podemos afirmar que é uma forma de aprendizagem centrada
no aluno, em que o professor é um facilitador do processo de aquisição de
conhecimento.
Já Barell (2007) considera ABP
como um elemento que leva o aluno a realizar questões sobre fenômenos complexos
do mundo e da vida cotidiana, uma vez que este tem curiosidade, duvidas e
incerteza. Consequentemente, os alunos são incitados a procurarem de forma autónoma
o conhecimento através da investigação para dar resposta a problemáticas
identificadas.
Então, de uma forma geral, ABP
apresenta-se como uma metodologia de aprendizagem centrada no aluno, que
utiliza a investigação recorrendo à análise critica como objetivo para a produção
de conhecimento individual e grupal de forma cooperativa, sendo que o professor
tem um papel de tutor no desenrolar deste processo.
Barrows, H. S., Tamblyn, R. M. (1980).
Problem-Based Learning: an approach to Medical Education. New York: Springer.
Barrows, H.S. (1986). A Taxonomy of
Problem-Based Learning methods. Medical Education, v.20, 481-486.
Barell, J. (2007). Problem-Based Learning. An
Inquiry Approach. Thousand Oaks: Corwin Press.
Autor da publicação:
Diogo Miranda, nº 24602
Muito bem Diogo, espero que o seminário tenha ido ao encontro das suas expectativas e interesses, e se tenha revelado significativo e transformador, predicados que na minha forma de ver devem estar sempre presentes nas experiências de aprendizagem que queremos oferecer aos estudantes.
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