Apresentação

O meu nome é Diogo Miranda, tenho 31 anos e sou de Estarreja, distrito de Aveiro.

Estou a viver no distrito de Lisboa desde 2018, pois vim trabalhar para o Instituto de Socorros a Náufragos, para Cascais, e por cá fiquei.

Com o passar do tempo percebi que na área do salvamento marítimo, apesar de proporcionar atos altruísta para com o próximo, também havia muitos dias monótonos (neste caso, ainda bem), pelo que já andava a pensar há algum tempo em voltar a estudar. Tinha concluído o mestrado de ensino de educação física nos ensinos básicos e secundário, gosto do ambiente escolar, gosto do contacto com os alunos e estava a precisar de um novo desafio. Foi então que chegou a pandemia e tomei a decisão de me inscrever na licenciatura em geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Chegando a esta, tendo ingressado no mestrado em ensino de geografia, tenho novamente a esperança de entrar numa escola e ser professor, sonhando poder fazer a diferença na vida dos (alguns) alunos, contribuindo para o seu sucesso e ajudá-los a perceber a importância da geografia no mundo atual.

No que diz respeito à seleção da unidade curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) confesso que me despertou a curiosidade por querer entender como se poderia aplicar esta metodologia de ensino à disciplina de Geografia, parecendo-me que será potenciadora de aumentar a motivação nos alunos e e despertar-lhes o interesse nos conteúdos permitindo  que cada um tenha “voz”, recorrendo à criatividade, originalidade e espirito critico, sendo que considero que  estes são aspetos fundamentais a valorizar no mercado de trabalho nos dias de hoje.

Assim, ABP pode ser definida de várias formas, segundo Barrows & Tamblyn (1980) e Barrows (1986) ABP é um método de aprendizagem que utiliza problemas para que o aluno adquira novos conhecimentos. Assim, podemos afirmar que é uma forma de aprendizagem centrada no aluno, em que o professor é um facilitador do processo de aquisição de conhecimento.

Já Barell (2007) considera ABP como um elemento que leva o aluno a realizar questões sobre fenômenos complexos do mundo e da vida cotidiana, uma vez que este tem curiosidade, duvidas e incerteza. Consequentemente, os alunos são incitados a procurarem de forma autónoma o conhecimento através da investigação para dar resposta a problemáticas identificadas.

Então, de uma forma geral, ABP apresenta-se como uma metodologia de aprendizagem centrada no aluno, que utiliza a investigação recorrendo à análise critica como objetivo para a produção de conhecimento individual e grupal de forma cooperativa, sendo que o professor tem um papel de tutor no desenrolar deste processo.

 

Bibliografia



Barrows, H. S., Tamblyn, R. M. (1980). Problem-Based Learning: an approach to Medical Education. New York: Springer.

Barrows, H.S. (1986). A Taxonomy of Problem-Based Learning methods. Medical Education, v.20, 481-486.

Barell, J. (2007). Problem-Based Learning. An Inquiry Approach. Thousand Oaks: Corwin Press.


Autor da publicação:

Diogo Miranda, nº 24602

Comentários

  1. Muito bem Diogo, espero que o seminário tenha ido ao encontro das suas expectativas e interesses, e se tenha revelado significativo e transformador, predicados que na minha forma de ver devem estar sempre presentes nas experiências de aprendizagem que queremos oferecer aos estudantes.

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