A Unidade Curricular ABP

A Unidade Curricular “Aprendizagem Baseada em Problemas(ABP) apresenta-nos uma metodologia de ensino adaptada às transformações constantes da nossa sociedade atual. A metodologia está focada no processo da aprendizagem, onde os alunos trabalham de maneira coletiva e tem como foco o desenvolvimento de competências.

De forma introdutória, os passos realizados para o trabalho são:

  1. Dividir os alunos em grupos através de sorteio e não por afinidades.
  2. O grupo deve estabelecer um contrato de trabalho com o qual todos estarão comprometidos, o não cumprimento deste contrato acarreta sanções.
  3. Cada membro do grupo tem um papel determinado, coordenador, secretário, membro simples. Sendo que poderão ser substituídos caso não cumpram as funções estabelecidas.
  4. É apresentado um cenário sobre o qual o grupo deverá debater, identificar o problema, elaborar os objetivos do trabalho e dividir tarefas. O objetivo é aprender o que é necessário, através da investigação, para a resolução do problema.
  5. As tarefas definidas serão feitas pelos membros em trabalho autónomo para depois serem apresentados os resultados ao grupo e discutidos coletivamente.
  6. O professor cumpre o papel de tutor, ajudando a orientar o trabalho do grupo.
  7. O professor utiliza também diferentes formas de avaliação do processo de aprendizagem, como apresentações, trabalhos escritos, discussões em grupo. A avaliação tem em conta a evolução do trabalho do grupo e não necessariamente a resolução do problema.

O processo de trabalho do grupo é o Maastricht “7”Jump” que consiste na leitura do cenário e clarificação de termos e conceitos; na definição do problema; na análise do problema, onde os membros podem fazer um brainstorming; na discussão e organização das ideias; na definição dos objetivos de aprendizagem; na recolha de informação pelos elementos do grupo em estudo autónomo; e finalmente numa nova reunião da equipa para partilha e discussão da informação recolhida.

Diana F Wood (2003) defende que a metodologia ABP permite aos alunos desenvolverem competências gerais
como: trabalho em equipa, ouvir ao outro, defender os seus pontos de vista, avaliação crítica de textos e informações, presidir um grupo, entre outras.  A mesma autora apresenta como vantagens da metodologia ABP o facto de promover um ensino ativo e centrado no aluno, de permitir a integração curricular, motivar os alunos e o tutor e de ser uma abordagem construtivista, onde os alunos ativam conhecimentos prévios e constroem sobre o conceito existente novas estruturas de conhecimento.  


Referências:

Maastricht University (s.d.). Problem-Based Learning. https://www.maastrichtuniversity.nl/education/why-um/problem-based-learning#7jump

 TORP, L. e SAGE S. (2002). Problems as possibilities : problem-based learning for K–16 education. (2ª ed.). ASCD

 WOOD, D. (2003). ABC of learning and teaching in medicine – Problem based learning, British Medical Journal


Autora da publicação: Joana Leme, nº 24600.  

Comentários