A Unidade Curricular “Aprendizagem Baseada em Problemas” (ABP) apresenta-nos uma metodologia de
ensino adaptada às transformações constantes da nossa sociedade atual. A
metodologia está focada no processo da aprendizagem, onde os alunos trabalham de
maneira coletiva e tem como foco o desenvolvimento de competências.
De forma introdutória, os passos realizados para o trabalho são:
- Dividir os alunos em grupos através de sorteio e não por afinidades.
- O grupo deve estabelecer um contrato de trabalho com o qual todos estarão comprometidos, o não cumprimento deste contrato acarreta sanções.
- Cada membro do grupo tem um papel determinado, coordenador, secretário, membro simples. Sendo que poderão ser substituídos caso não cumpram as funções estabelecidas.
- É apresentado um cenário sobre o qual o grupo deverá debater, identificar o problema, elaborar os objetivos do trabalho e dividir tarefas. O objetivo é aprender o que é necessário, através da investigação, para a resolução do problema.
- As tarefas definidas serão feitas pelos membros em trabalho autónomo para depois serem apresentados os resultados ao grupo e discutidos coletivamente.
- O professor cumpre o papel de tutor, ajudando a orientar o trabalho do grupo.
- O professor utiliza também diferentes formas de avaliação do processo de aprendizagem, como apresentações, trabalhos escritos, discussões em grupo. A avaliação tem em conta a evolução do trabalho do grupo e não necessariamente a resolução do problema.
O processo de trabalho do grupo é o “Maastricht “7”Jump”
que consiste na leitura do cenário e clarificação de termos e conceitos; na definição
do problema; na análise do problema, onde os membros podem fazer um brainstorming;
na discussão e organização das ideias; na definição dos objetivos de
aprendizagem; na recolha de informação pelos elementos do grupo em estudo
autónomo; e finalmente numa nova reunião da equipa para partilha e discussão da
informação recolhida.
Diana F Wood (2003) defende que a
metodologia ABP permite aos alunos desenvolverem competências gerais
como: trabalho em equipa, ouvir ao outro,
defender os seus pontos de vista, avaliação crítica de textos e informações, presidir
um grupo, entre outras. A mesma autora apresenta como vantagens
da metodologia ABP o facto de promover um ensino ativo e centrado no aluno, de
permitir a integração curricular, motivar os alunos e o tutor e de ser uma abordagem
construtivista, onde os alunos ativam conhecimentos prévios e constroem sobre o
conceito existente novas estruturas de conhecimento.
Referências:
Maastricht University
(s.d.). Problem-Based Learning. https://www.maastrichtuniversity.nl/education/why-um/problem-based-learning#7jump
TORP, L. e SAGE
S. (2002). Problems as possibilities : problem-based learning for K–16
education. (2ª ed.). ASCD
WOOD, D.
(2003). ABC of learning and teaching in medicine – Problem based learning,
British Medical Journal
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